Desmistificando a comunicação no Terceiro Setor
- Lara Perdigão
- 21 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Há quase dois anos acompanho algumas entidades do Terceiro Setor de perto. Durante este tempo, busquei informações, visitei instituições fantásticas, conheci assistidos que marcaram minha vida e descobri ambientes corporativos com uma qualidade de relações interpessoais inimagináveis em ambientes dos outros setores. E sempre ouvia alguns colegas de profissão dizendo: o que uma pessoa de comunicação vai fazer em ONG's?
Este post é para responder esta pergunta, ainda que de forma sucinta.
O Terceiro Setor lida com ações onde a credibilidade de cada instituição pode ser determinante para o atendimento às necessidades de seus assistidos. Costumo dizer em minhas palestras e cursos que, o voluntário tem um papel fundamental e que, apesar dele decidir ir voluntariamente auxiliar numa instituição, a decisão contrária, deve ser pautada pela responsabilidade, compromisso e principalmente: a antecedência. Ou seja, faz falta! E na ponta, lá, onde a necessidade grita por socorro. É assim com Lar de idosos, crianças em situação de risco, pessoas com deficiências múltiplas, dependentes químicos, pacientes em tratamento de câncer e outros... E qual a relação com a comunicação?

Treinamento de Comunicação e Marketing para o Terceiro Setor - Programa Mesa Brasil - SESC-SC Lages.
Ferramentas....A comunicação é formada por ferramentas essenciais para a operação interna de cada instituição! Sim, estou falando de quadro de avisos, de reuniões, e-mails e tudo mais! É a comunicação o elo entre a entidade e a sociedade. É responsável pela informação chegar ao público alvo, ao apoiador, aos simpatizantes de cada causa.
Assim, estudar a melhor ferramenta é responsabilidade do profissional de comunicação. Adequar as características de cada instituição. E principalmente, disseminar que toda informação deve seguir critérios! Capacitar...tornar comum esse conhecimento.
Quanto mais se organizarem e profissionalizarem a sua atuação, mais as empresas do Terceiro Setor tem chance de cumprir com excelência, os objetivos pelos quais foram criadas.
A sociedade agradece! E a comunicação está pronta para atuar!