top of page

Temos vaga!

Este post não é para você que é candidato a uma vaga em alguma empresa! Muito menos para você empresário que tem certeza que sua equipe é fantástica e você só tem tido bons resultados com ela.

Este é um post para você, empresário que tem lutado diariamente para captar alguém para vagas em sua empresa e se depara com currículos muito fracos ou com currículos bons cujos autores deixam de ir a entrevista porque é Sábado, ou porque prefere ir de tarde porque de manhã dorme até tarde. Se identificou? Sinto muito!

A boa notícia é que você não está só e muito menos louco!

Vivemos um momento atípico! No mercado em geral, os gestores tem entrado em contato com minha empresa em busca de talentos, indicações e a fala uníssona é: estou há meses buscando alguém pra preencher essa vaga!

Vamos as opções, porque este post não é um muro de lamentações, é uma tentativa de juntos encontrarmos uma solução:

- Opção um: aguardo o candidato de currículo bom chegar - consequências? já chega se achando a última cereja do bolo, provável que mandará ao invés de acatar determinações e questionará salário até o final dos dias na empresa, que aliás raramente passam dos 45 dias.

- Opção dois: contrato o candidato cujo currículo não é tão bom assim e dou uma oportunidade dele aprender o que necessito - consequências? Se tivermos tempo ótimo, senão, vamos nos incomodar e designar uma pessoa pra ensinar, ou seja, não supro a necessidade de mais um e ainda tiro o que eu tinha de operação!

Parece uma encruzilhada?

Não é!

Hora de pensar em Desenvolvimento de pessoas! Sim gerir pessoas não é tão simples como antes.

Alguns passos importantes para começar a mudar esse cenário:

- Definir o perfil da vaga, não só de habilidades técnicas vivem as funções. É importante estabelecer todas as vaiáveis da função e principalmente, que tipo de comportamento se espera no cumprimento destes afazeres.Importante levantar erros e acertos até agora para evitar problemas e repetição negativa.

- Posso definir a vaga sozinho? Pode, mas também é interessante envolver mais pessoas, área de RH e administrativo. Bom também coletar opiniões da equipe. Pode também buscar auxílio a empresas que prestam esse serviço.

De acordo com Felipe Lopes, em seu artigo: Recrutamento e Seleção: o que é e como fazer? - O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair pessoas com potencial elevado. Quanto mais pessoas recrutamos, mais rico e assertivo tornamos o processo. Em contrapartida, a seleção é a escolha de um perfil entre todos os que foram recrutados. É a hora de escolher quem vai guiar e/ou construir uma parte da sua organização. Leia o artigo na íntegra clicando aqui.

Vencida a etapa de recrutamento, passamos para a ambientação e treinamento. Em algumas empresas existe o apadrinhamento ou seja, durante o processo de adaptação um colaborador mais antigo ou do setor, assessora o novato em seus necessidades em relação a empresa.

Achou demorado? Qual é o tipo de empresa ou do seu negócio? quanto tempo quer ficar no mercado?

Ao responder essas perguntas tenha ciência que, se o seu negócio depende de pessoas para andar, é fundamental o amadurecimento em relação as novas nuances do mercado. Porque pessoas mudam e sua empresa também terá que mudar.

No ranking divulgado pela Revista Exame, das 50 empresas mais amadas no Brasil para se trabalhar, a primeira colocada, teve como ponto principal de avaliação pelos seus funcionários, o ambiente: O ambiente de trabalho é sensacional e muito inclusivo/seguro. Somos valorizados pelo que somos e pelo que fazemos. Confira: na íntegra: Como é trabalhar na ThoughtWorks?

Outra ferramenta que está ao alcance de qualquer empresa, mas tem uma resistência enorme é o TREINAMENTO. Ah sim, virou a cara par ao post? ou desanimou?

Sinto muito, as empresas estão chegando a conclusão que desenvolver o colaborador que já está nela pode ser mais vantajoso do que tentar e tentar achar alguém pronto no mercado. Em níveis operacionais principalmente. Cada vez mais temos empresas especializadas no mercado para dar treinamentos técnicos e comportamentais.

Confira a experiência que fizemos durante o ano de 2018, nos hotéis de Santa Catarina. Isso mesmo, meio de hospedagem também consegue parar para treinar suas equipes. Basta organização e planejamento, mas principalmente foco nos processos e no resultado:


O video fez parte da mensagem de final de ano da entidade e quando observamos tínhamos um registro de vários treinamentos ministrados para os meios de hospedagem. E porque estamos dando ênfase? Porque é um dos setores mais difíceis de manter equipe e treinar colaboradores.Veja o exemplo do Castelmar Hotel e dos hotéis do Núcleo dos Hotéis dos Ingleses.

Porque treinar?

- Evita turnover porque cada vez mais o colaborador mais adquirindo conhecimento e segurança na sua função e isso é um fator muito importante quando decide optar por permanecer ou sair da empresa

- Intensifica o aprimoramento dos processos que precisam se adequar a mudanças e consequentemente alteram a forma de como os colaboradores trabalham, assim, promove dois benefícios de uma só vez.

- Dentro de um planejamento estruturado é possível reduzir custos com recrutamento e seleção, de acordo principalmente com o nível em que se deseja, uma vez que reforçamos que, em níveis estratégicos é sempre interessante um aconselhamento profissional.

Que tal? Esse post atendeu a sua expectativa?

Agora para você que está atrás de vagas, o post é outro e parte da seguinte pergunta:

- quando perguntaram o que você queria ser quando crescer, você sabia que teria que se capacitar pra isso? pense e depois procure pelo post que te ajuda a responder melhor essa questão!







Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page