top of page

Sobreviver, adaptar ou vencer?

Todo dia temos uma imagem que é a campeã de compartilhamento! Algumas excelentes...outras...nem tanto, mas essa chamou a minha atenção:

Parece tão óbvio, mas não é tão simples assim.

Agora todo mundo tem tempo pra ler e?

Não leem ! Quantas conversas você participou esses dias e as pessoas disseram pra você:

- Não vi!

Aí você disse, postei aqui no grupo, e a pessoa responde:

- Ah não li!

Quantos assuntos são pertinentes ao seu trabalho home office, e nem todo mundo que está no projeto ou faz parte do seu trabalho, lê?

E você perde tempo e raciocínio explicando o que já estava escrito.

O conceito de home office é perfeito, porém, sem disciplina pode esquecer.

Obrigatoriamente estamos com tempo, mas se organizar, é outro aspecto. E tem outro agravante: vontade!

Quem tem facilidade de se distrair, o cenário está propenso! Canais de TV livres...e todo mundo disponível na internet...

É uma questão de escolha! algumas pessoais!

Mas profissionalmente, o universo está infinito no quesito: conhecimento! tantas lives, cursos, livros a disposição.

Habilidade será uma opção pessoal! Cada um sabe o que está faltando ou pelo menos desconfia...coragem pra dar o passo faz parte do processo.

Agora, talvez o mais desafiador seja : um novo projeto. Porque isso vai depender de crenças, de como a pessoa entende e enfrenta este cenário que dependendo da fonte de informação ou assusta ou tranquiliza.

Como analista de alguns mercados específicos, confesso que tenho visto oportunidades perdidas por pura falta de concentração das pessoas neste momento.

Alguns amigos de mercado, numa conversa informal também relataram algumas situações que poderão significar: sobrevivência no mercado, adaptação ao mercado ou simplesmente vencer no mercado! Exemplos?

- algumas empresas que são fornecedoras, estão deixando de fazer ações simples com seus clientes, que vão desde um e-mail informando como estão trabalhando, até mesmo mensagens simpáticas perguntando como seus clientes estão. Riscos?

1) podem apenas sobreviver ao cenário atual mas perder grande parte de seus clientes, que de alguma forma podem ser captados por outra empresa com característica mais "humana" ou "estratégica".

2) podem adaptar ao cenário, mas também correm o risco de perder clientes, que de alguma forma, verão ou experimentarão neste período um serviço "melhor".

3) podem vencer o cenário. Mas o que é vencer cenário? É fazer gestão interna, levantar pontos fortes e fracos, analisar o impacto do cenário na sua vida e na vida dos seus clientes. Quanto mais se aprofunda em dados e informações, mais se tem chance de buscar novas soluções.

Uma coisa é certa: cenário e relações pessoais e comerciais não serão os mesmos! Se não serão os mesmos, há que se buscar inovações!

E estas observações acima podem ser facilmente adaptadas a sua vida pessoal ou a vida da sua empresa.

Tanto pessoal ou profissionalmente, será uma questão de escolha.

Qual será a sua?

Sobreviver, adaptar-se ou vencer?




























Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page