E a Lei da Terceirização?
Assunto em pauta...rodas de bares, filas de padarias, bancos de ônibus, conversas antes de reuniões...
O que muda? Será que muda? Vai ser bom para o trabalhador? É bom para o empregador?
Qual regime de contratação você prefere? Contratado, Celetista, Concursado, Temporário, Terceirizado?
Eu prefiro CAPACITADO, ENCANTADO!
Vou me justificar! Quando decidi fazer minha especialização em Gestão de Pessoas, estudei a fundo durante mais de um ano, sobre os aspectos psicológicos dos colaboradores e principalmente, o papel das chefias e lideranças sobre estes aspectos. Tanto é que o título do meu artigo foi: A importância do Papel do Gestor de Pessoas na motivação do colaborador.
Contratada várias vezes para dar palestras e promover dinâmicas em empresas de diversos segmentos, em cada empresa, havia vários tipos de colaboradores contratados de diversas formas, além das relações diferentes ( parentes, namorados, amigos entre outros). Assim, precisava diagnosticar quais assuntos e as melhores ferramentas para atingir cada um deles da melhor maneira possível. Ou seja, sempre foi assim! Sempre existiram diferenças - até aquelas famosas das diferenças salariais dentro do mesmo setor e por aí vai.... E agora?
Como capacitar o colaborador? Levamos em consideração o tempo em que ele vai trabalhar na empresa? Ou será melhor levar em consideração os aspectos que precisam ser desenvolvidos para que, qualquer que seja o período em que ele permanecer na empresa, o serviço precisará ser bem feito?
Quantos temporários conhecemos que dão um duro danado para poder ser efetivado? E quantos são subjugados e tratados de forma desigual, as vezes até mesmo pelos colegas, porque é conhecido que ficarão por pouco tempo? E quantos são criticados pelo tempo de casa? Acomodaram? Ou gostam da empresa?
Muitas perguntas para um cenário que se descortina! Hora de analisar as operações e as relações internas! Munir-se de informações, dados e opiniões profissionais!
Não conhecia o vídeo todo! Somente fragmentos! Famoso e sempre atual. Base para infinitas análises e interpretações.
Particularmente, penso que é hora de capacitarmos nossos colaboradores! Escolher as melhores ferramentas! Encantar! Como encantar? Ambiente de trabalho de qualidade, empresa com planejamento, metas a serem alcançadas, empresa voltada para responsabilidade social, que pratica empowerment ( já mencionado há anos por mestres da administração) , informações de qualidade, bons equipamentos... Encantamento! Porque o colaborador é cliente! Cliente interno! Precisa sim, ser conquistado.Todo dia!
Hora de arregaçar as mangas! Planejar a gestão de pessoas, não só como estratégia, mas agora mais do que nunca, como forma de estar presente no mercado de forma equilibrada, sustentável e coesa com os seus valores e principalmente com a sua visão!