Sobre engajar os colaboradores...
- Lara Perdigão
- 2 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Motivar...treinar...capacitar...fidelizar! Afinal qual é a relação entre a felicidade do colaborador na empresa ou com a empresa e os resultados advindos do seu trabalho? Sabemos que um dos significados da palavra engajar é empenhar-se em uma atividade ou empreendimento. Mas o que é esse tal de engajamento? E como fazer com que sua empresa adote essa fórmula para melhorar o desempenho de seus colaboradores e consequentemente sua posição no mercado?
O engajamento envolve vários fatores: clima, qualidade de trabalho, estabelecimento da missão, visão e valores da empresa, boas condições de trabalho, uma gestão organizada, metas e planejamento. E do lado do colaborador? Define-se como engajado, aquele colaborador que trabalha com paixão, veste a camisa! Se sente parte, integra, empreende com idéias e soluções. Mas porque alguns conseguem e outros não?
Durante vários anos, estudei e observei o comportamento dentro das empresas. Em algumas, encontro pessoas apaixonadas pelo que fazem e em outras, pessoas se arrastando, em suas vidas pessoais e em suas funções. Será que existe um momento em que colaborador e empresa definem, cada um a sua missão e observam em que ponto um auxilia o outro a bem cumpri-las?
Penso que sim! Mas para isso, deve haver uma maturidade na relação.
Existem empresas que ainda não definiram sua Missão, não sabem onde querem chegar e se perdem em seus valores. Uma empresa com planejamento e gestão definidos, oferece mais condições para que o colaborador entenda seu papel e contribua de forma assertiva para o sucesso. Se sente parte de algo maior, porque o processo está claro. Do outro lado, o colaborador entra com expectativa, mas as vezes um tanto perdido, sem conhecer até mesmo, as suas próprias qualidades e limitações.
A busca pela qualidade e a integração de atividades que favorecem o crescimento do colaborador como pessoa, vem auxiliando neste processo. Algumas empresas investem em capacitação com vários temas e em projetos que envolvem o colaborador no seu lado humano.

Na foto acima, colaboradores da empresa CEMOX da cidade de São Bento do Sul,SC, no final do curso de Etiqueta Profissional e Conduta Pessoal, na dinâmica onde plantam seus sonhos nos jardins da empresa.
Já na Nexxera, em Florianópolis, SC, os colaboradores são convidados a fazerem ações sociais, dentro do Programa específico da empresa, chamado Voluntários Nexx, em que são desenvolvidas várias atividades com o envolvimento dos colaboradores na área social com apoio da empresa.
Ações como estas, favorecem o engajamento dos colaboradores. Sentem-se parte , sentem que há um planejamento que proporciona seu crescimento pessoal e profissional.
Empresas existem, tem suas missões e os seres humanos que compõem o seu quadro funcional também. Alinhar expectativas de todos é o desafio do mundo corporativo de hoje.
Novas atribuições aos administradores, aos gestores de pessoas e novas perspectivas para colaboradores, de todos os níveis hierárquicos. Todos fazendo parte de algo maior!