Procura-se!
Estes dias fiquei impressionada com o número de empresas que solicitaram colaboradores tanto para a área estratégica quanto para a área operacional. Mais impressionada fiquei ainda, porque não consegui atender toda demanda de indicações que foram solicitadas.
O que está havendo no mercado?
Observo que cada dia mais existe a necessidade de mão de obra capacitada. Em nossas reuniões no Núcleo de Gestão de Pessoas, quinzenalmente na ACIF, debatemos questões sobre como capacitar, como desenvolver pessoas dentro de empresas , como apresentar para o empresário um plano de desenvolvimento de pessoas e de capacitação que atenda as suas necessidades e suas características, mas principalmente, como encantar o cliente/empresário no sentido dele entender que oferecemos algo que às vezes ainda não se detectou a dimensão de sua necessidade.
Em pleno cenário nacional de desemprego, deparamos com solicitações de vagas e um desafio: Como captar o melhor candidato!
Onde está este candidato? Nas escolas em fase de conhecimento e ainda sem foco no que irá fazer?
Nas filas ou nos bancos de currículos de empresas de captação?
Nunca se falou tanto em perfis - geração X, Y ...Z! Debatem-se as relações interpessoais e a interferência dos perfis no ambiente corporativo, mas hoje o grande problema reside em:
- Como definir o perfil que desejo para a vaga em minha empresa? ou
- Onde encontrar essa pessoa com os perfis que desejo para a vaga em minha empresa? ou
- Como identificar numa entrevista de emprego, numa seleção, numa análise de currículo, os itens necessários para o preenchimento da vaga para um cargo ou função na minha empresa?
Estas perguntas soam familiar?
Este é o registro da visita da Elevon Marketing e Vendas ao Núcleo de Gestão de Pessoas, na oportunidade recebendo uma mini consultoria sobre Captação de novos colaboradores, por Priscylla de Oliveira Silveira. Um momento de troca de percepções, realidade de mercado e contribuições para o desenvolvimento corporativo.
Um dos pontos geradores de questionamentos entre as empresas pertencentes ao Núcleo e consequentemente de seus clientes é o novo conceito: Employer Branding - que é "Otimizar a reputação da empresa como uma marca empregadora para atrair talentos. É uma forma de o mercado e possíveis candidatos medirem se a empresa possui um bom plano de carreira, se ela se importa com o desenvolvimento dos colaboradores, se permite conciliar a vida profissional com a pessoal, entre outros. " abordado por Vanessa Smanioto.
Desafio: como tornar nossas empresas atraentes?
Esforços de marketing são realizados para bem vendermos nossos produtos. Mas como passar para o mercado que minha empresa também é atraente para trabalhar?
Qualidade. Existem inúmeros programas de implantação de qualidade no mercado...infinitas formas de conduzir a gestão. Portanto, momento de olhar para dentro de nossas empresas e diagnosticar pontos fortes, pontos fracos e tudo o que envolve Missão, Visão, Valores e muito mais. Mas principalmente hora de olhar para a gestão das pessoas. Será que é preciso passar pela angústia de buscar externamente insistentemente? Será que um plano de capacitação e uma boa estratégia interna de desenvolvimento de competências já poderia oferecer possibilidades de ter um colaborador que já conhece e vive a essência da empresa e precisa apenas aprimorar e adquirir novos conhecimentos para ascender a uma nova posição?
Este video é um registro de um treinamento para colaboradores dos hotéis da AHOREPE! Momento de capacitação em ferramentas de comunicação e marketing para eventos, para estes profissionais atenderem a demanda da região, uma vez que é a cidade onde se encontra o maior Parque Temático da América Latina, o Beto Carrero.
Estes hotéis designaram profissionais de vendas e recepção para serem capacitados. No dia anterior, receberam 8 horas de qualificação em Recepção, Comercial e Reservas, num processo de atualização e revisão de conceitos e procedimentos. Na manhã seguinte, mais 4 horas específicas para eventos. Tudo planejado para não comprometer os serviços dos hotéis, com remanejamento de colaboradores, troca de horários, além da disponibilidade da empresa LPLF Consultoria e sua instrutora em atender a necessidade do cliente e permanecer 3 dias no hotel intercalando horários e turnos.
E assim foi também com o Programa Qualivida do SESC em Lages...
Com a empresa Cemox em São Bento do Sul...
Faial Prime Suites em Florianópolis.... Na Pousada Pedra da Ilha ( na foto ao lado depois da palestra: Escolha Viver e ser feliz em hospitalidade cujo objetivo é alimentar a auto estima e favorecer a qualidade de vida do colaborador em ambientes em hotéis, pousadas entre outros) ...Instituto Nexxera e muito mais!!!
Gestão + Qualidade de ambiente + Qualificação da mão de obra + Responsabilidade + Foco!
Precisa-se de colaboradores! E cada vez mais também precisamos de empresas! De empresas com foco em gestão e em pessoas!