Foco + tempo + aprendizagem =?
O que fazem cinco profissionais do Núcleo de Gestão de Pessoas numa Quinta-feira à noite, na casa de uma delas, reunidas em frente a uma TV?
- Estudam!
Uma das metas do planejamento anual do Núcleo de Gestão de Pessoas da ACIF do qual sou Coordenadora Geral, é assistir a um filme e debater os assuntos pertinentes à área. Assim, filme escolhido e partimos para a ação.
Claro que podemos pensar:
Cinco mulheres, sentadas numa mesa de café, preparando-se para assistir a um filme. Conseguiriam se organizar para assistir? Sim, porque tinham FOCO. Se estruturaram para ter TEMPO. E após assistir ao filme A 100 PASSOS DE UM SONHO, debateram o que foi significante na ótica de cada uma. O filme é uma estória de um Chef de cozinha indiano que conquista o posto de Chef no mercado mais famoso do mundo: a França. Muito a analisar: desafios pessoais, barreira de cultura, relacionamento interpessoal no trabalho, competitividade no setor, motivação interna... Meta cumprida! Filme assistido e um aprendizado fantástico adquirido para nossas vidas, através do compartilhamento de opiniões.
Um dos pontos que chamou a atenção foi o tempo que o rapaz levou para conquistar um posto importante, em comparação aos demais que já estavam há anos tentando o mesmo feito.
Ele teve muito foco e principalmente: ele aprendeu. Se esmerou no estudo e na prática, nos testes, nos experimentos.
O tempo de aprendizagem varia de acordo com o foco, a determinação, com a complexidade do que se quer conhecer e aprender.
E existem mais determinantes! Recentemente, fiz um breve estudo para poder atender comercialmente uma cliente Mestre em Reiki, que começou a ministrar aulas e precisava de uma assessoria para montar suas turmas e organizar espaços, inscrições e tudo o que envolve o aparato para atender a peculiaridade de sua missão. Estudando e analisando o mercado, conheci vários formatos de cursos, duração, valores e pesquisei sobre algumas características como:
- Quem pode ministrar o curso?
- Qual associação respalda esse trabalho!
- O que é ser Mestre e o que é ter uma linhagem que define quem foram os seus mestres e assim o que credencia aquele Mestre para ministrar os níveis do Reiki.
De novo deparei-me com a equação: FOCO + TEMPO + APRENDIZAGEM =?
Como assim?
É cultural e até previsto em legislação que o período de aprendizagem, qualquer que seja o nível e área, leva em consideração carga horária ( que é o TEMPO durante o aluno vai receber o conhecimento) legalmente ou pedagogicamente ideal ( suficiente para que aprenda o conceito) e por vezes o estágio ( período de prática orientada pelo professor) para que por fim atinja seu objetivo final.
Em sua postagem no seu blog, a Mestre Daniela Ravasio, explica o porque da distância em se aprender e iniciar em Reiki I e passar para o aprendizado do Nível II. Uma abordagem interessante que justifica esse TEMPO.
Ministro cursos em vários formatos, de várias durações. E o que determina essas duas características é o conteúdo , o público , o nível de aprendizagem de cada título e algumas outras especificidades.
Qual é o seu tempo?
Foco é determinante!
Aprendizagem é essencial!
E o resultado será a soma disso tudo aliada ao que você sonhou ou definiu como meta, lá no início!