top of page

Ferramenta de RP para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria

Reforçando o tema: EVENTOS!

Normalmente, os eventos promovem destinos, casas especializadas e repercutem na ocupação hoteleira, bem como fazem girar a roda de todo o universo do turismo: restaurantes, guias, receptivos e tudo mais!

Quando bem trabalhado, pode promover o desenvolvimento de um local ou cidade e até mesmo um país. Citamos por exemplo os países onde a Copa do Mundo e as Olimpíadas foram divisores de água promovendo o crescimento do local, favorecendo novos espaços, estimulando o investimento em educação e esportes, promovendo novas perspectivas a partir de um evento.

Ferramenta estratégica dos profissionais de Relações Públicas, um evento requer planejamento, investimento de tempo, análise de momento, mercado, análise do público alvo, definição do seu objetivo, distribuição de tarefas e toda a estruturação para sua execução.

O turismo é sempre tema de salões, fóruns, feiras, congressos. Ás vezes como centro da discussão ou como pano de fundo de outras ações. A sua amplitude e complexidade, vinculadas a sua recente valorização como cadeia produtiva e rentável de mercado, porém, tem aumentado o interesse por elementos que solidificam sua operação e garantem o sucesso de sua atividade.

Neste contexto, a hotelaria vem apresentando eventos específicos que começam a atrair a atenção de um mercado maior, mais abrangente, seguindo a tendência macro do turismo, cadeia onde está inserida.

Eventos nacionais como CONOTEL e EQUIPOTEL traduzem a importância que a hotelaria tem nesta cadeia e como as parcerias de mercado favorecem o seu crescimento. Recentemente, comemorando a 30ª edição, o Encatho&Exprotel, tradicional evento da hotelaria do sul do País, demonstrou isso. Contrariando um cenário negativo para investimentos no setor, a ABIH-SC realizou um evento com números expressivos ( 56 palestras, cerca de 1600 inscritos, 48 empresas expositoras, 70 jornalistas, entre outros) e deve o seu resultado a uma programação cuidadosamente levantada acerca da demanda dos meios de hospedagens, das nuances do mercado e da construção de parcerias com entidades, apoiadores, meios de comunicação e com a indústria fornecedora de equipamentos e serviços que promoveram um desfile de soluções para as mais variadas áreas. Dos softwares aos uniformes de colaboradores, equipamentos para cozinhas, empresas de capacitação e treinamento, móveis, apps...enfim, uma infinidade de opções.

Paulo ex-logador de Vôlei da Seleção Brasileira fazendo a abertura do evento,dentro do Simpósio de Governança e Manutenção Hoteleira

E o que isso tem a ver com o desenvolvimento da hotelaria? Tudo! Sair do seu meio de hospedagem e trocar experiências, conhecer novos produtos, assistir autoridades nacionais falando da importância da sua atividade hoteleira fazendo parte de um cenário maior. Proporcionar conhecimento para seus colaboradores. Conhecer o que há de novidade na área de A&B, Governança...enfim, desenvolver!

Que os eventos macros sirvam de exemplos para os eventos cotidianos dentro dos meios de hospedagens! Desde pequenas reuniões para tratar de assuntos internos com as equipes, até eventos sociais ou corporativos que o seu meio de hospedagem recebe. Exemplo de que o cuidado com o objetivo deve ser prioridade. Que a atenção ao público alvo deva ser a essência do evento, pois para ele convergem todas as ações.

Inovação!! Na edição 2017, a Exprotel inovou, e pela primeira vez, os meios de hospedagens estiveram presentes, apresentando seus produtos e serviços para todos os visitantes! Sim, uma feira para hoteleiros teve meio de hospedagem como expositor! Núcleo dos hotéis dos Ingleses e Núcleo dos Hostels, além do Floripatemcentro!


O que falar das empresas expositoras que prestam serviços de turismo como Scunas, Empreendedorismo cultural e guias? O que faziam numa feira para hoteleiros? Expuseram seus produtos e serviços e promoveram momentos inesquecíveis.

E no seu meio de hospedagem? Qual a importância é dada ao setor de eventos?

Vivenciamos um evento , em que ficou claro que a força das parcerias é essencial para atingir os objetivos propostos.

O desafio de um evento é o mesmo desafio de um meio de hospedagem: ter público! Preparamos diariamente as camas, os cafés da manhã, os enxovais...esperando que o hóspede chegue! Um evento é a mesma coisa! Tudo criado para que o público alvo aceite o convite! Toda a estrutura montada para que este público venha e usufrua daquilo que se idealizou pra ele.

Planejamento e foco no encantamento! Habilidades que se desenvolvem com o tempo, o exercício e conhecimento.

Que tenhamos olhares cada vez mais atentos ao que nos é apresentado! Aceitemos convites para participar! Participar de reuniões, grupos. Uma associação de empresas é fruto do desejo e objetividade, e é imprescindível que haja boa vontade em ouvir, mas principalmente, haja compromisso em falar.

Que o conceito PARCERIA tenha o princípio de OBJETIVO COMUM, RESULTADO COMUM e principalmente: COMPROMETIMENTO COMUM. Tanto para realizar eventos, como pra gerir negócios, conduzir equipes e estar no mercado. E que venha a edição 2018!


Lara Perdigão

Relações-Públicas Conrerp 4ª Região 3304

Consultora e Diretora de Eventos – ABIH-SC

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page