top of page

Homem da faca, Time da Bélgica e sua empresa! Qual o ponto em comum?

No Centro de Florianópolis, precisamente no Calçadão, existem inúmeros artistas, protagonistas da sobrevivência criativa e algumas apelativas: há um som, que invade as ruas: Compro Ouro, Pago bem ...Chip da ( ), Tri... Agulha pra... e por aí vai.

Há alguns anos acompanho um teatro de venda que acontece, cujo protagonista ( vendedor) é conhecido entre os passantes como o Homem da Faca. Falo teatro porque acontece uma verdadeira peça, onde atores representam personagens com um único objetivo: vender! Já abordei inclusive a sua estratégia em um dos meus cursos ( Recepção, Comercial e Reservas de Meios de Hospedagens). Ontem, sábado, rua cheia e quem estava lá: O homem da faca. Óbvio que parei e fiquei surpresa: ele criou uma equipe, aumentou o tempo de apresentação e mudou o produto que vende ( embora ainda seja pomada). É uma ocasião em que vemos os 4 "P" s do Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção, sendo aplicados ao vivo, sem cortes. Bem trabalhados: produto - ele vende pomada ( agora com mais opções de aplicação) ; preço - preço de produto vendido direto ao consumidor ( prospect) aliás prospectado por ele; praça - ele cria ( neste caso levou sua empresa, produto e tudo mais para o Centro da Cidade) e Promoção - ah, vamos lá!!!! Abordar o P de Promoção do Homem da Faca é passear pelas infindáveis teorias aplicadas por anos e anos de especialistas em Marketing.

O fato é que ele é um show e vende, vende um produto que você nem saiu de casa pensando em comprar.

Mas o mais fantástico desta versão que vi ontem, foi que ele criou uma equipe e treinou muito, mas muito bem a pessoa com a qual está encenando o episódio em que ele atravessa as facas. Por que falo treinou? porque a atenção sempre foi pra ele, pra coragem dele, ou seja, ele tem o "knowhow" . E o que vi ontem foram novas atrações, novos procedimentos, bem conduzidos, bem trabalhados em equipe e com o mesmo foco e atingindo o mesmo objetivo.

Nunca pensei que o Homem da Faca, faria sucessor. E fez, e por enquanto acompanha. Foi estratégico. Estudou, criou procedimentos, fez um processo sucessório como poucos vistos. Faço um corte e convido você a ir a Rússia, observar a entrevista do treinador da Bélgica, porque o jogo sabemos como foi.

O 3-4-2-1 Belga formado durante sua saída de bola com Alderweild. Foto Marcelo Faviere


Em entrevista aos meios de comunicação, Roberto Martinez, diz que "surpreendeu o Brasil taticamente". Ou seja, estudou, treinou seus jogadores para vencer os favoritos, vendeu a eles a idéia de que poderiam, ofereceu-lhes treinamento e ferramentas. Veja mais na matéria da Folha.

Aqui poderia repetir a frase acima: Nunca pensei que o Brasil perderia a hegemonia, ser o melhor, mas estaria sendo fantasiosa. A idéia de que isso poderia acontecer sempre existiu, só não admitia. O que o Homem da Faca e o Time da Bélgica tem em comum? Várias coisas, mas prefiro me ater ao fato de que não mediram esforços - estudo, treinamento e principalmente o foco. Criaram foco e não temeram Praça, concorrente, ditados e títulos preestabelecidos. Ousaram, com profissionalismo. Mudaram seus produtos e criaram mecanismos para triunfar.

Para o Homem da Faca, cada pomada vendida é um triunfo. Para o time Belga, cada vitória na Copa é um triunfo. E olha que estão há dois anos sem perder uma partida...o que significa que não é da noite pro dia...muito menos de um jogo para o outro. E na sua empresa? O que é triunfo?

O que você vende? produtos? serviços?

Estratégia, tática, marketing - fazem parte do seu dicionário?

Treinar pessoas é um processo que causa mais desânimo do que motivação?

Hora de repensar! O mundo está nos mostrando em seus mais diversos formatos que estratégia faz parte da vida pessoal de cada ser humano, o que dirá de uma empresa.

Há poucos dias, fui ministrar um treinamento de atendimento para o Núcleo da Costa da Lagoa, lugar muito apreciado pelos turistas, por sua beleza e vasta opção gastronômica. Fui de barco, ministrei praticamente uma palestra, porque o horário não permitiu aprofundar no ensinamento. O local? Um salão de festas da igreja local.

Capela de Santa Cruz - Costa da Lagoa

A consultora que atende ao Núcleo levou: Datashow, computador, tela...levei material pra dinâmicas. Por que o exemplo? Porque não conseguimos ministrar cursos na área de turismo com muita facilidade. Raramente conseguimos parar equipes, fechar estabelecimentos... fui de barco, estava frio, era uma Segunda-feira e tinha a Copa do mundo como concorrentes. Assim, este é um exemplo como o time do Brasil, que cada membro está num lugar, joga e mora num país diferente, nem sempre está disponível... há que se reunir esforços, dedicação, tempo, disposição...

Fica a dica! Planeje o momento em que investirá no capital humano de sua empresa. E se você for um empresário individual ou sócio majoritário, invista em si mesmo neste momento...e se for dono, proprietário, administrador, não tenha acanhamento de participar também...

Barco da Cooperativa que atende este transporte na Costa da Lagoa - Florianópolis - SC


Quer outra dica? não treine por treinar! seus colaboradores percebem quando estão fazendo parte de um Jogo pra cumprir tabela... prepare a equipe, prepare o local, de preferência esteja presente ou mande uma mensagem do propósito da empresa para aquela ação!

Seja estratégico, pense em treinamento como sendo uma ferramenta fundamental...treine, treine, treine... em reuniões, em pequenos momentos, mas tenha foco e acredite: toda mudança passa pelo processo de treinamento. Não se iluda, ninguém mais é campeão por fama, por ter um produto conhecido, por não ter concorrente a altura...

No campo do mercado, todos estamos em situação igual de conquistar pódiuns.

Basta acreditar! E trabalhar por isso!












Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page